Há coisa mais gostosa do que iogurte? E o melhor: você sabia que esse alimento, que é rico em nutrientes e dificulta que uma grande quantidade de gordura se acumule nas células, pode ajudar muito a emagrecer?
Gettyimages
Se o seu objetivo é emagrecer, não existirá aliado melhor para você do que o iogurte. Por ser rico em cálcio, este alimento dificulta que uma grande quantidade de gordura se acumule nas células e induz a queima delas, em especial na região do abdômen.
Benefícios do iogurte no emagrecimento
Porém, não é esse o único benefício que ele pode nos fornecer, especialmente se for desnatado: promove a sensação de saciedade, diminui o desejo de comer por impulso, além de possuir baixo índice glicêmico. Fonte de proteínas, o iogurte ainda ajuda a regular o intestino e na absorção de nutrientes.
O único cuidado que deve se ter ao consumi-lo, é para que não o faça em excesso. Iogurte pode engordar, pois como qualquer outro alimento, possui uma quantidade (por menor que seja) de calorias. Prefira sempre a versão desnatada, porque além de carregar os mesmos nutrientes em sua composição, só que com a quantidade de gorduras reduzida e baixas calorias.
Altamente indicado a pessoas que desejam controlar o índice de colesterol, faz bem para a saúde porque as bactérias contidas neste alimento são as chamadas “bactérias do bem”: contribuem na manutenção da flora intestinal, melhoram a imunidade do organismo, diminuem o risco de doenças graves (como por exemplo, o câncer) e previnem a osteoporose.
O iogurte natural é o mais usado nesta dieta, por ser figura fácil em muitas receitas. Esta versão não possui adição de nenhuma substância além do leite e das culturas microbianas. Sua consistência é mais firme e recomenda-se que o consuma puro, na preparação de saladas de frutas, molhos e recheios.
Já sua versão caseira, é muito fácil, econômica, saudável, além de possuir um sabor incrível:
Iogurte caseiro
Ingredientes
1 litro de leite
1 copo de iogurte natural
Modo de Preparo
Coloque o leite no fogo, mexendo-o de vez em quando. Quando ferver, tire-o do fogão e espere até a temperatura alcançar 45°C (se não souber como medir, basta colocar o dedo dentro da mistura. Se agüentar por dez segundos, é o ideal). Acrescente o iogurte natural e mexa levemente. Guarde essa mistura em local aquecido, de seis a oito horas, aproximadamente. Depois desse tempo, leve-a até a geladeira.
Se quiser repetir a receita mais vezes, substitua o iogurte natural original da receita por um pouco da nova mistura.
A seguir, confira algumas receitas que preparamos para te auxiliar, se caso você desejar seguir essa popular “dieta do iogurte”:
Café da manhã ou Lanche da tarde
1 ou 2 fatias de pão light
200 ml de iogurte natural
Almoço ou Janta
Estrogonofe light de frango
Ingredientes
Azeite
500 g de peito de frango temperado
½ cebola picada
½ xícara de chá de champignon picado
4 colheres (de sopa) de ketchup
2 colheres (de sopa) de mostarda
2 potes de iogurte
1 gema
¼ xícara de leite desnatado
Sal a gosto
Modo de Preparo
Leve ao fogo uma panela com um fio de azeite, junte o peito de frango cortado em tiras e refogue. Quando dourar, acrescente a cebola e o champignon. Refogue até a cebola murchar. Adicione o ketchup e a mostarda. Misture em um recipiente à parte, o iogurte, o leite e a gema. Coloque essa mistura no frango e mexa até engrossar. Desligue o forno e coloque sal a gosto.
Sobremesas
Mousse de Iogurte
Ingredientes
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por aproximadamente meia hora. A consistência dessa mistura ficará parecida com a de uma mousse.
Iogurte com gelatina
Ingredientes
Modo de Preparo
Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, distribua igualmente em taças e coloque-as na geladeira. Quando firmar bata cada taça, separadamente, com o iogurte desnatado e sirva.