PRIMEIRA REGRA
Coma pelo menos cinco vezes por dia, cada duas a três horas. Você deve manter o seu sistema saturado com aminoácidos e glicogênio a partir de fontes de proteínas e carboidratos, respectivamente, se você quiser impulsionar o crescimento muscular a níveis anormais. Você nunca sabe quando seu corpo vai precisar destes nutrientes preciosos. Além do mais, não comer a cada poucas horas pode fazer com que o mecanismo da fome comece a funcionar, o que sinaliza seu corpo para começar a consumir o seu próprio tecido muscular – o que chamamos de catabolização.
SEGUNDA REGRA
Centralize seu programa de treinamento em torno dos grandes movimentos compostos. Você deve se esforçar para a máxima eficiência de esforço, ou trabalhar com o máximo de grupos musculares possiveis, com o menor número de exercícios possíveis. Isso permite uma maior capacidade de recuperação para ajudar no processo de crescimento quando você está fora da academia.
TERCEIRA REGRA
Menos é mais. Overtraining é a razão número um que impede a maioria dos fisiculturistas de embalar no peso muscular. Seus músculos não são as únicas coisas que têm de recuperar depois de um treino pesado; todo o seu sistema nervoso precisa de um descanso também.
QUARTA REGRA
QUINTA REGRA
Faça uma pausa após quatro a seis semanas de treinamento de alta intensidade. Ou tire uma semana inteira de folga ou ainda diminua sua intensidade durante duas semanas. Isso permite que você se recupere totalmente e, em muitos casos, promove um novo momento de crescimento.
SEXTA REGRA
Mantenha o seu controle. Tente manter a calma durante o dia, não importa o problema. Criar muita expectativa e ficar muito empolgado pode causar stress e queima desnecessária de energia, energia esta que seu corpo poderia estar usando para alimentar um crescimento muscular extraordinário.