Os principais erros cometidos no treino de pernas
Falta de Amplitude: para se obter uma sobrecarga considerável, a amplitude tem que ser grande. Um dos principais erros e pecar na falta de amplitude. Como já foi discutido neste artigo: Agachamento, herói ou vilão por exemplo, o agachamento com maior amplitude, em 40º é o que mais causa sobrecarga na musculatura e não oferece riscos a maioria das pessoas. Assim é com os outros exercícios de perna também. Na preocupação de encher o aparelho de carga, muitos acabam por perder a amplitude do movimento na hora da execução. Um dos casos mais comuns deste erro é no Leg Press, onde o praticante enche a máquina e não faz o movimento completo, pois não teria força para a parte concêntrica.Falta de carga: como a dor muscular e o cansaço pós treino de um treinamento para pernas é muito mais sentida, devido ao fato de precisar delas para andar e se locomover. Assim, muitas pessoas “pegam leve” na hora de colocar carga, para não ficarem cansadas ou doloridas no dia seguinte. Mesmo que a dor, muitas vezes seja decorrente de erros na execução e não devido a carga, eles optam por enganar-se, colocando pouca carga e não promovendo sobrecarga a sua musculatura. E ai já viu, sem sobrecarga não há hipertrofia.Treinar apenas uma parte do quadríceps: segundo Brasileiro (2005) “O quadríceps é um grupo muscular grande, composto por 4 músculos menores, o reto femoral, o vasto medial, o vasto lateral e o vasto intermédio, conforme a imagem abaixo:
Assim, treinar apenas a porção medial deste grupo muscular é um erro bastante comum e acaba por comprometer a hipertrofia e a simetria muscular. Existem diversas técnicas para solicitar cada parte desta musculatura e todas elas praticamente envolvem mudanças de posição dos pés ou de execução. Para exemplificar, no exercício do Leg Press, se você colocar os pés para dentro, está trabalhando mais o vasto lateral, e se colocar os pés apontados para fora, está trabalhando mais o vasto medial.
Treinar perna junto com outro grupo: quem busca hipertrofia de verdade das pernas, precisa treiná-las em um dia específico. Assim você conseguirá executar exercícios para cada grupamento em específico, sem deixar músculos menores de fora. Crer que fazendo uma série de agachamento e uma de Leg Press, suas pernas ficarão enorme é um erro básico, pois como já foi mencionado, o treinamento de pernas tem de ser mais intenso para surtir efeitos.
Veja nosso guia com os melhores exercícios para pernas.
Enfim, treinar pernas muitas vezes não é o treino mais amado, principalmente para os homens, mas de maneira alguma pode-se deixar ele de fora ou negligenciá-lo, pois assim você acabará por perder simetria e fortalecimento desta área tão importante.