1 – IGNORAR O PREPARO DOS ALIMENTOS
Muitas pessoas sabem quais são os alimentos que devem ser consumidos na dieta e suas quantidades certas, porém um erro muito grave é ignorar o preparo deles como, por exemplo, grelhar o peito de frango com o azeite, transformando a gordura boa em gordura saturada, além de perder suas propriedades naturais. Portanto é muito importante estar atento a como os alimentos são preparados.
2 – COLOCAR A CULPA NA SUPLEMENTAÇÃO
Muita gente acaba apostando todas as fichas na suplementação achando que ela dará todos os resultados. Isso acaba em um resultado frustrante, pois não há evolução e a perda do dinheiro é incalculável. Não adianta suplementar se você não segue uma boa dieta nutricional. A suplementação é apenas uma facilidade que hoje está facilmente disponível. Então antes de pensar em suplementação, invista em sua dieta, contratando um bom profissional de nutrição e escolhendo as quantidades e os alimentos certos.
3 – SEGUIR A DIETA DE OUTRA PESSOA
Esse é um dos erros mais comuns e mais frustrantes. As pessoas têm mania de querer ver resultado em planejamentos destinados para outras pessoas. E, claro, costuma não dar certo. Cada pessoa tem um biotipo e fisiológico diferente com necessidades totalmente particulares. Portanto, se você viu aquela dieta do fisiculturista famoso e planeja seguir, pare agora e vá ao profissional de nutrição para planejar algo realmente eficaz pra você. Você economizará tempo e dinheiro.
4 – DIA DO LIXO
O “dia do lixo” é algo muito desejado entre os praticantes da musculação, no entanto muitas pessoas fazem esse dia ser um aniquilador de resultados. O “dia do lixo” existe para pessoas que seguem uma dieta extremamente restrita durante um longo período e, com isso, entram em fase de homeostase, onde o corpo para de queimar gordura e entra em um processo ocioso e assim entra a estratégia do “dia do lixo” para acelerar todo o processo novamente. No entanto, diferente do nome, o “dia do lixo” serve para apenas uma refeição no dia! Então se você não segue uma dieta extremamente restrita e planeja comer de tudo durante o dia todo no “dia do lixo”, esqueça-o.
5 – NÃO FAZER DIETA EM DIAS QUE NÃO TREINA
Você segue a semana regrada, fazendo tudo certinho e tira os finais de semana para descansar e sair da dieta? Infelizmente você poderá ficar insatisfeito com os resultados. O nosso corpo necessita de rotina e os nosso músculos mais ainda. Nos dias de descanso, o nosso músculo se recupera para o processo de hipertrofia. É muito importante manter a dieta nos dias que não treina para esse processo seguir com sucesso. Isso envolve também o nosso eixo hormonal que funcionará muito melhor com os nutrientes certos sendo metabolizados para a recuperação muscular. É fora da academia que o nosso músculo cresce. Portanto, dieta é todo santo dia!