Antes de mais nada, eu gostaria de parabenizá-lo por ter chegado até aqui. Você quer saber como evitar as estrias na musculação porque os seus músculos estão crescendo rápido, ou seja, você está progredindorápido. Então, sente-se, relaxe e veja como evitar as malditas estrias.
Estrias são um efeito colateral comum para alguém que esteja crescendo rápido. Elas podem aparecer principalmente devido à um rápido ganho de massa muscular ou de gordura, mas outros fatores também contribuem para o aparecimento delas, por exemplo: hábitos alimentares inadequados e predisposição.
As estrias mais comuns (para quem treina pesado) são as que aparecem nos braços, na área do deltoide/peitoral onde a parte superior do peito se conecta com os músculos dos ombros. Esta região é mais “vulnerável” às estrias devido ao rápido crescimento muscular de diversos músculos perto de articulações.
Então, o que exatamente são as estrias ? Elas são pequenas cicatrizes que se formam quando o tecido que está abaixo cresce muito rápido, fazendo com que a pele “rasgue” por não conseguir acompanhar o crescimento desse tecido.
Ok, então você tem estrias. Como podemos lidar com elas ? Antes de tudo, a prevenção é o tratamento mais efetivo. Após o aparecimento delas, o máximo que você poderá fazer é se submeter a tratamentos com laser ou cremes que deixam elas mais imperceptíveis, mas desaparecer completamente é bem complicado.
Uma dieta deficiente em minerais e vitaminas pode contribuir para o aparecimento delas. Então tenha certeza de que está se alimentando corretamente ou tomando um suplemento poli-vitaminico/mineral. A ingestão adequada destas micronutrientes farão com que a pele fique mais saudável e flexível.
Vale lembrar que independente da sua pele ser perfeita ou não, se você treina pesado, infelizmente algumas estrias surgirão no decorrer da jornada. Pensando nisto, aqui vão algumas dicas e truques mais simples para evitar as estrias, e deixar as existentes mais imperceptíveis:
- Tenha uma dieta equilibrada e tenha certeza de que está ingerindo a quantidade adequada de vitaminas e minerais para garantir uma pele saudável.
- Se você tem predisposição para ter estrias, evite off-season (bulking) pesado, pois como vimos, as estrias estão associadas ao rápido ganho de massa ou gordura, um off pesado, resultará nos dois. Neste caso é mais sensato fazer um off-season limpo, com um aumento discreto no consumo de calorias.
- Não se sinta mal – Qualquer pessoa que treine pesado terá que enfrentar as tão temidas estrias. Trate-as como troféus.
- Use loções ricas em vitamina E nas áreas afetadas. Isto ajudará no processo de cura.
- Use hidratantes, vários fisiculturistas usam e aprovam. Hidratar a pele pode evitar que ela se “rasgue” durante o crescimento muscular.
- Um bronzeamento pode deixar todas as estrias quase completamente imperceptíveis, não e necessário usar nenhum tipo de bronzeamento artificial, mas pegar uma cor já ajuda muito.
- IMPORTANTE: O consumo de colágeno isolado não previne nem trata estrias. O colágeno dentro do trato é quebrado em aminoácidos e reconfigurado. A alimentação proteica por si, já supre as necessidades do próprio organismo produzir seu próprio colágeno.IMPORTANTE 2: Este texto e vídeo não substituem o diagnóstico de um médico. Portanto, consultar sempre um dermatologista neste caso é o ideal. Afinal, tratamentos nunca são iguais para todos e para o seu caso em especial, pode haver algum outro tipo de tratamento.