O hibisco é uma planta proveniente da África Oriental (o Hibiscus sabdariffa), sendo que suas primeiras mudas foram trazidas pelos escravos para o Brasil. O chá de hibisco é considerado um alimento funcional por apresentar diversas substâncias que contêm propriedades benéficas à saúde.
Ele tem um cultivo melhor nas regiões tropicais e subtropicais, de caule avermelhado e a flor do hibisco tem coloração branca com vermelho. Também tem uso na indústria de tecidos, de papel, na culinária e, principalmente, nas funções medicinais, sendo muito conhecido por ser um chá para emagrecer e também um poderoso chá seca barriga.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HIBISCO?
Você pode consumir o hibisco de diversas maneiras, sendo bastante comercializado para infusão na preparação de bebidas, geleias, molhos, temperos, e sendo bastante consumido como chá. Veja, a seguir, alguns dos benefícios do chá de hibisco:
Possui diversos nutrientes:
O chá de hibisco é rico em diversas substâncias saudáveis, entre elas as fibras, as antocianinas, os polifenóis, o beta-caroteno, o licopeno, de cálcio, a vitamina C e a vitamina B1.
Algumas destas substâncias possuem propriedades antioxidantes, ajudando no bloqueio da ação dos radicais livres que atuam no envelhecimento precoce das células do nosso corpo. A vitamina C, por sua vez, também tem propriedades antioxidantes, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico;
Possui propriedades diuréticas:
O chá de hibisco é muito conhecido por suas propriedades diuréticas, auxiliando na redução de líquidos retidos no organismo, assim como na redução de toxinas acumuladas. Isto significa que ele é um excelente chá emagrecedor e também um ótimo chá seca barriga, ajudando na redução de medidas;
Tem ação calmante:
O chá de hibisco tem uma ação levemente calmante, favorecendo a redução da ansiedade e do estresse. Isto evita a liberação de hormônios, como o cortisol, que promovem o aumento do acúmulo de gorduras e de líquidos no organismo.
Desta forma, o chá de hibisco emagrece, estimulando o sistema nervoso central, reduzindo os picos de fome e de vontade de comer;
Ajuda a melhorar a saúde:
O chá de hibisco ajuda no tratamento dos problemas intestinais, nas infecções hepáticas, ajuda na redução da febre, nos problemas de hipertensão, além de ter ação antibacteriana e antiinflamatória.
Devido à sua ação antioxidante, o chá de hibisco também ajuda na prevenção de doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, problemas relacionados ao sistema imunológico e até mesmo na prevenção dos diversos tipos de câncer;
O chá de hibisco ajuda a emagrecer:
O chá de hibisco possui cálcio que é um poderoso mineral, reduzindo os níveis de gordura corporal, além de auxiliar no controle da pressão arterial, promovendo, também a saúde dos ossos e dentes.
Além disso, o chá de hibisco possuiu uma substância chamada de faseolamina que promove o bloqueio da ação da enzima responsável pela quebra dos carboidratos, evitando, assim, a absorção dos mesmos pelo organismo, reduzindo a ingestão diária total de calorias e favorecendo a redução de peso.
Suas propriedades diuréticas também promovem a redução do inchaço e a perda de medidas corporais, assim como também estimula o correto funcionamento do intestino, ajudando na eliminação de diversas toxinas e deixando o metabolismo mais eficiente para a queima de calorias e para a oxidação das gorduras;
COMO TOMAR O CHÁ DE HIBISCO?
Você pode acrescentar facilmente o chá de hibisco na sua alimentação, podendo ser consumido sozinho ou combinando o chá de hibisco com outros chás e até mesmo com alimentos termogênicos, aumentando seu potencial de emagrecimento.
Você pode comprar o chá de hibisco em cápsulas, sendo facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos naturais e em chás com ervas medicinais.
O CHÁ DE HIBISCO TEM EFEITOS COLATERAIS?
Não há indícios de que o chá de hibisco tenha efeitos colaterais, no entanto, deve-se sempre tomar alguns cuidados, como se utilizar a quantidade recomendada do chá de hibisco determinada na rotulagem do produto, já que podem existir riscos no consumo excessivo do mesmo.
Pessoas que tenham problemas renais ou cardiovasculares não podem tomar o chá de hibisco sem a orientação de um profissional da saúde, pois ele tem efeito diurético, além de ativar mais o metabolismo.
Conclusão
O chá de hibisco é considerado um alimento funcional, promovendo diversos benefícios à saúde e aumentando o bem-estar físico e mental. Ele contém muitos nutrientes, ajuda na prevenção de diversas doenças, promove o emagrecimento e atua como um excelente auxiliar no combate ao envelhecimento precoce.
Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.