A testosterona é um hormônio anabólico essencial para o aumento da massa magra. Mas como aumentar os nossos níveis naturais de testosterona? Abaixo listamos 6 alimentos que podem dar um boost na sua produção hormonal aliado a uma boa dieta para hipertrofia.
1 – TRIBULUS TERRESTRIS
Tribulus Terrestris é uma planta trepadeira conhecida como Videira da Punctura. Vem sendo usado em vários lugares do mundo como um tônico, que aumenta a força e o vigor físico. O Tribulus possui uma substância chamada Saponinas Esteroidas que são as responsáveis por estimular a hipófise a produzir o Hormônio Luteinizante (LH), que por sua vez estimula as células de Leydig (nos testículos) a produzir mais testosterona. A dosagem sugerida para o Tribulus são doses de 250mg a 2000mg distribuídas ao longo do dia. Não existem efeitos colaterais segundo pesquisas da Human Research, porém não é indicado o uso se estiver sob medicação diurética.
2 – URTIGA
A Urtiga é uma planta nativa da Eurásia. Pesquisas mostram que o extrato da Urtiga é eficaz no combate da queda de cabelo, retenção hídrica, tratamento das vias urinárias, hiperplasia porstática e na inibição da aromatase. A Aromatase aumenta os níveis de estrogênio no corpo e fazem cair os níveis de testosterona. A sugestão de uso por especialistas é de 300mg a 600mg de extrato de Urtiga/dia. Pesquisas não apontaram efeitos colaterais no uso.
3 – EXTRATO DE FENACHO
Fenacho ou Feno Grego, é uma planta nativa do sul da Europa. É usada como erva e como tempero. Pesquisas apontam que a utilização do extrato de Fenacho ajuda no aumento da libido, diminuição de celulite e ainda ajuda no controle da Diabetes. Mas para a hipertrofia o que mais nos interessa é o aumento da testosterona livre e a melhor utilização da insulina pelo corpo. Atletas relataram o aumento no apetite. Há uma substância no Fenacho chama Saponina Furostanolic. É justamente essa substância que estimula a hipófise a liberar o LH que age nos testículos aumentando a produção de testosterona. A sugestão de uso é de 500mg a 2000mg por dia. Também não apresenta efeitos colaterais.
4 – TONGKAT ALI
Tongkat Ali é uma erva amarga extraída de um arbusto originário do sudeste de Ásia e é obtido por suas raízs. O Tongkat é usado como afrodisíaco por aumentar os níveis de testosterona. A erva também estimula a testosterona por meio do aumento dos níveis de LH e também reduz os níveis de SHBG que converte a testosterona em estrogênio. a sugestão de uso fica em 200mg a 300mg 3 vezes ao dia. O uso também não apresenta efeitos colaterais.
5 – AVENA SATIVA
Avena Sativa é o nome científico da aveia comum e é um cereal cultivado em zonas temperadas pelo mundo todo. A aveia deixa nossa flora intestinal saudável, melhora a absorçnao dos nutrientes pelo intestino, estimula o apetite, aumenta a energia física e psíquica, ajuda a baixar o colesterol ruim e ainda previne queda de cabelo. A aveia também aumenta a testosterona agindo no estímulo da hipófise por meio do LH. Ela também possui o Zinco, um mineral essencial na produção de testosterona e na saúde geral no orgnanismo. A sugestão de uso é cerca de 100mg a 300mg por dose. Não apresenta nenhum tipo de efeito colateral.
6 – MACA PERUANA
A Maca Peruana é um vegetal crucífero nativo das montanhas Andinas do Peru. Vem sendo usada desde a época do Incas como um tônico capaz de aumentar a capacidade física e manter o bom funcionamento do organismo. A Maca possui benefícios e atributos que agradam a todos, sejam atletas ou pessoas procurando boa saúde. Os vegetais crucíferos possuem uma substância chamada Diindolymethane que ajuda o organismo a se livrar do estrogênio e, consequentemente, fazer com que os níveis de testosterona subam. A Maca também possui aminoácidos, vitaminas e minerais que contribuem com sua ação estimulante, como o Zinco, a Arginina, que ajuda na vasodilatação, e nos aminoácidos Fenilalanina, Tirosina e Histidina. A sugestão de uso é de 500mg 3 vezes ao dia junto das refeições. Não apresenta nenhum tipo de efeito colateral.